Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Brasil - Comidas típicas do Sul


A culinária brasileira é rica, saborosa e diversificada. Cada um dos estados brasileiros tem seus pratos típicos, preparados de acordo com antigas tradições, que são transmitidas a cada geração.

O significado da comida ultrapassa o simples ato de alimentar-se. São muitas as tradições que consideram a hora da refeição como semi-sagrada, de silêncio, compostura e de severidade. Manda-se respeitar a mesa e, no interior, não se comia trazendo armas, chapéu na cabeça ou então sem camisa.
Entre as diversas comidas tradicionais brasileiras que merecem ser citadas, encontram-se:
Região Sul
Paraná: A culinária dos paranaenses foi influenciada pelos diversos imigrantes que habitaram e vivem na região. Os índios brasileiros que viviam no Paraná introduziram o consumo de pinhão nas refeições e o consumo da erva-mate. Além disso, a cultura indígena acrescentou frutas e raízes na culinária do estado.

Um dos principais
pratos típicos dessa região é o barreado, consumido em várias cidades. Esse prato, feito com carne, toucinho e temperos recebe esse nome surgiu com a expressão 'barrear a panela', evitando que o vapor saia e o cozido fique frio rapidamente. O barreado sofreu influências de Portugal e significa fartura e alegria.
Pratos
Barreado, Caneiro no Buraco, Dourado Assado

Dourado assado

Barreado

Caneiro no Buraco

Santa Catarina: Com uma região litorânea ampla, Santa Catarina possui diversos pratos típicos baseados no consumo de frutos do mar. Além disso, seus pratos são influenciados pela colonização dos portugueses que consumiam esse tipo de alimento e preparavam em caldos e ensopados. Os peixes também são bastante consumidos pelos moradores e os frutos do mar mais admirados e consumidos são a lagosta, o camarão, as ostras e os mariscos.

Já a influência dos alemães, que chegaram à região, foi a de introduzir outros
ingredientes, como a carne de porco na cerveja e carne de marreco. Outros alimentos influenciados por imigrantes foram as sopas de batata, tortas, salames, pães e vinhos.Pratos
Marreco com repolho roxo; Bijajica, Camarão

Bijajica

camarão

marreco com repolho roxo
Os principais pratos típicos do Rio Grande do Sul foram influenciados pelos italianos e alemães. Os principais são: polenta, galeto, carnes defumadas, linguiças, pães, bolos, dentre outros. Entretanto, o prato mais conhecido é o famoso churrasco gaúcho que é feito com detalhes que acrescentam na cultura gaúcha. A culinária gaúcha sofreu influências de espanhóis, portugueses e índios.

Outro prato característico do estado é o
arroz carreteiro, feito com carne de charque e começou a ser consumido nas carreatas feitas pelos gaúchos pelos pampas a fim de conhecer partes do Rio Grande do Sul ainda sem habitantes. Apesar das carreatas não ocorrerem mais, o prato ainda é muito consumido na região e no país.Chimarrão:Um dos símbolos dos gaúchos, o chimarrão é consumido pelas pessoas diariamente em diversos lugares. É o chá da ervas mate quente que é colocado na cuia. Ela é dividida entre amigos e familiares. O consumo dessa erva começou na cidade de Assunción del Paraguay. Soldados espanhóis bebiam muito e perceberam que ao tomar o chá de ervas consumido pelos índios da tribo guarani, eles conseguiam diminuir os efeitos da ressaca. Enquanto no Brasil a erva é socada, no Uruguai e na Argentina ela é triturada. Possui significados como reconciliação e hospitalidade.

Pratos

Quibebe (pirão de abóbora); Rabada (rabo de boi temperado com tomates, pimentão, suco de limão e vinagre); Puchero (sopa com vegetais e carnes bovinas ou linguiça); Churrasco.

churrasco

rabada
Pucheiro

Quibebe (pirão de abobora)




 Nos próximos post, postarei uma receita dessas comidas deliciosas

Coq au Vin (galo au vinho tinto)

 A culinária francesa é uma das mais tradicionais em todo o mundo. Seus pratos são oferecidos em restaurantes temáticos em praticamente qualquer país. Fora isso, seus chefs influenciaram e influenciam chefs em todos os países do mundo.

Um dos mais tradicionais pratos da culinária francesa, o Coq au Vin (ou Galo ao Vinho Tinto, em uma tradução aproximada) é uma receita que já possui séculos de existência. Segundo consta, o prato foi criado para Julio César (imperador romano), quando este conquistou a região da Gália. Normalmente o prato leva carne de galo (ou galinha) que é cozinhada com bacon, cebola, alho, vinho tinto, cogumelos e salsa, entre outros ingredientes. Veja receita abaixo


Receita

PARA A MARINADA


Ingredientes


20 dentes de alho sem casca e inteiros
4 cebolas
2 cenouras
2 alho-poró (somente a parte branca)
2 frangos inteiros de 2 kg cada
1,5 l de vinho tinto (2 garrafas)
1 xícara (chá) de conhaque
1 colher (sopa) de sal grosso
pimenta-do-reino a gosto
4 folhas de louro
4 ramos de alecrim fresco


Modo de Preparo


1. Descasque os dentes de alho e as cebolas. Lave os vegetais e ervas.
2. Numa tábua, corte as cebolas em 4 pedaços. Pique os alhos-poró e as cenouras de forma irregular.
3. Corte cada frango nas juntas, separando as sobrecoxas, coxas e o peito.
4. Numa tigela bem grande, ou num saco plástico, junte todos os ingredientes. Leve à geladeira e deixe marinar por 48 horas.


PARA O COZIMENTO


Ingredientes


80 g de manteiga
2 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha (se for usar cubo, dissolva apenas 1)


Modo de preparo

1. Em 3 tigelas, separe os ingredientes da marinada: legumes, frango e líquido. Reserve.
2. Leve uma panela média com um pouco de manteiga ao fogo médio. Quando começar a espumar, doure os pedaços de frango aos poucos. (Se colocar todos os pedaços de uma vez, o frango não ficará dourado.) Coloque mais manteiga à medida que for colocando os pedaços de frango. Reserve 2 colheres (sopa) de manteiga para os legumes. Retire o frango da panela e reserve.
3. Na mesma panela, junte o restante da manteiga e doure os legumes da marinada por alguns minutos. Acrescente o líquido da marinada, os frangos, o
caldo e deixe cozinhar por 30 minutos.

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

2 cenouras
2 cebolas
2 colheres (sopa) de cebolinha francesa
250 g de bacon em pedaço
1 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Corte as cebolas em metades e as metades, em meias luas bem fininhas. Corte o bacon em tirinhas também. Corte as cenouras em rodelas finas ou faça fios usando um zester. Pique fino a cebolinha. Reserve.
2. Numa frigideira, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, doure o bacon por 5 minutos. Acrescente a cebola e a cenoura e refogue por 15 minutos. Tempere com sal.
3. Transfira para uma travessa, disponha os legumes refogados por cima, decore com a cebolinha francesa e sirva imediatamente.