Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Risotto de Camarão com Laranja


Essa receita é uma colherada de luz de sol, perfeita para iluminar os dias mais cinzentos do inverno.

Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

1 ½ xíc de arroz carnaroli
50ml de vinho branco seco
250g de camarões grandes com casca
1 litro de caldo de vegetais
2 laranjas
1 cebola pequena
50g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva


Modo de preparo:

Refogar a cebola bem picadinha em 25 g de manteiga. Quando ficar transparente, colocar o arroz e refogar por 3 minutos. Acrescentar o vinho branco seco. Quando o vinho secar, colocar aos poucos o caldo de legumes, e sempre mexer, pois isso que da a cremosidade do risotto. Depois de 10 minutos, acrescentar as raspas de uma laranja e o suco de 2. Em outra frigideira, refogar os camarões com um pitada de sal. Refogar até que eles fiquem rosados. Desligar o fogo do arroz, adicionar os camarões e 50 gramas de manteiga gelada. Misturar e servir em pratos fundos, com zestes de laranja.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ragù Napolitano


Como uma boa italiana, Sophia Loren adorava cozinhar. Lançou livros de receitas e nunca escondeu seu amor pelo spaghetti. Com este tema da semana, Divas na Cozinha, isso que me inspirou a ensinar um Ragù Napolitano, molho à base de carne e tomate.

Ingredientes:

1kg de carne bovina dura (tatu, lagarto, músculo, coxão de fora)
1 cebolas grande
3 dentes de alho
1 galho de alecrim
1 macinho de tomilho
1 macinho de manjerona
2 folhas de louro
200ml de vinho tinto de boa qualidade
2 latas de tomates pelados (ou 500g de tomate orgânico sem pele)
400g de pappardelle (ou talharim, fettuccine, tagliatelle)

Modo de preparo:


Tirar qualquer pedacinhos de gordura e membranas que tenham ficado na carne e cortar em cubos grandes. Cortar a cebola e o alho em brunoise, que são pedacinhos bem pequenos. Fazer um bouquet garni com alecrim, tomilho, manjerona e louro, amarrando as ervas com um barbante ou fio dental sem sabor. Em uma panela bem quente, selar os pedaços de carne com azeite de oliva. A carne vai soltar bastante suco, então deve ficar na panela em fogo alto até secar, o que leva cerca de 15 minutos. Quando estiver seco, adicionar a cebola, refogar por 3 minutos e acrescentar o alho, deixando por mais 1 minuto. Deglaçar a panela com o vinho e deixar o álcool evaporar por 5 minutos. Adicionar as latas de tomate e temparar com sal e pimenta. Baixar o fogo e colocar o bouquet garni dentro, amarrando a ponta no barbante na alça da panela, para ficar mais fácil de tirar depois. Tampar a panela e deixar cozinhar por cerca de 2 horas, verificando de 15 em 15 minutos se não secou. Se estiver secando, adicionar uma xícara de água e mexer bem para não queimar. Quando a carne estive se desmanchando, o molho está pronto. Retirar o bouquet garni. Cozinhar o pappardelle conforme as instruções da embalagem e depois juntar à panela do molho, misturando bem para absorver o sabor. Servir com parmesão para ralar na hora.

Picadinho de Carne Flambado + Farofa de Alho


 Com inspiração na música “Prato Fundo”, de Noel Rosa e Braguinha, Eu vou ensinar a fazer um picadinho de contra-filé flambado na cachaça com farofa de alho que só de ver dá até para sentir o cheirinho. Os sabores do samba e os dos botecos cariocas estão presentes nesta receita que serve duas pessoas.

Ingredientes picadinho de carne flambado:

500g de contra-filé
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
25g de manteiga (1/8 de barra)
35ml de cachaça

Ingredientes farofa de alho:

4 dentes de alho
25g de manteiga (1/8 de barra)
½ xícara de farinha de mandioca

Modo de preparo picadinho de carne flambado:

Tire a capa de gordura da carne e corte o contra-filé em tiras pequenas. Tempere com sal e pimenta, e reserve. Em uma frigideira bem quente, derreta 25g de manteiga e espere derreter. Não tem problema se queimar um pouquinho a manteiga, porque isso dá mais sabor ao prato. Espalhe bem a carne e deixe selar por 2 minutos, sem mexer. Depois disso, mexa bem e deixe cozinhar mais 3 minutos ainda em fogo alto, até que todo o suco da carne evapore e reste apenas a gordura. Adicione a cachaça e incline a frigideira para que a bebida entre em contato com a chama. Espere o fogo se apagar sozinho, pois isso significa que o álcool já evaporou por completo, e sirva.


Modo de preparo farofa de alho:

Descasque e corte o alho em lâminas. Em fogo baixo, coloque o alho e 25g de manteiga em uma frigideira, mexendo sempre até que o alho fique douradinho. Cuide para não queimar. Adicione a farinha de mandioca e mexa, por 5 minutos, até que a farofa fique douradinha.

Peixe Grelhado com Molho de Acerola


A homenagem de hoje, vai para rainha das marchinhas, Carmen Miranda. Sua música “Paris” inspira uma receita de ingredientes brasileiros e técnicas francesas.

Ingredientes peixe:

500g de filé de peixe branco (abrótea, pescada, linguado ou similares)
farinha de trigo
óleo de canola

Ingredientes molho:

100g de polpa de acerola congelada
50g de manteiga sem sal
1 colher de chá de açúcar
sal à gosto
pimenta à gosto

Acompanhamento:

150g de couve de bruxelas

Modo de preparo molho: 

Em uma frigideira, derreter a polpa da acerola com duas colheres de água. 
Temperar com açúcar, sal e pimenta. Quando ferver, desligar o fogo e acrescentar a manteiga gelada, mexendo para derreter a manteiga. Essa é uma técnica francesa para espessar e dar brilho a molhos chamada monter au beurre.

Modo de preparo peixe:

Temperar o peixe com sal e pimenta. Empanar levemente na farinha de trigo, eliminando excessos. Em uma frigideira bem quente, espalhar um fio de óleo de canola e grelhar o peixe. Um minuto de cada lado é suficiente, tomando cuidado na hora de virar.


Modo de preparo acompanhamento: 

Cozinhar por 1 minuto em água fervente e salgada e depois colocar em água gelada imediatamente para interromper o cozimento.

Massinha de Zucchine al Limone





Inspirado pelas minhas férias na Itália e Dinamarca. Dentre as coisas que trouxe da viagem, estava essa receita super italiana.

Ingredientes massinha:

300g de espaguete
azeite de oliva
100g de presunto cru
2 dentes de alho picados
1 abobrinha italiana em cubos
raspas e gotas de 1 limão siciliano
sal a gosto
pimenta preta a gosto
alecrim seco a gosto
1\2 maço salsa fresca

Modo de preparo massinha:

Em uma frigideira fritar o alho e o presunto cru no azeite de oliva. Quando o presunto estiver bem crocante, colocar as abobrinhas cortadas em cubos. Refogar durante 3 minutos. Enquanto isso, em uma penela grande, com água fervente e sal ,colocar o espaguete para cozinhar. Temperar o molho com sal, pimenta e o alecrim seco. Para finalizar coloque as raspas e as gotas de limão e o 1\2 maço de salsinha rasgados na mão.


Montagem:

Antes de servir, misturar a massa direto na frigideira do molho, para absorver bem todo o sabor. Sirva com queijo parmesão ralado na hora.

Fake Tortéi



A abóbora, assim como a batata, é um ingrediente de origem americana. Meu tipo favorito é a Cabotiá, ou conhecida como moranga. Ela tem a casca bem grossa e verde, escondendo a sua polpa laranja vivo por dentro. O sabor adocicado fica delicioso com vários tipos de preparação. 
O tortéi ou tortelli é minha massa preferida, com seu recheio de moranga. Mas às vezes é difícil de achar um que tenha a massa delicada e fininha. Por isso desenvolvi a minha receita de fake tortéi, que os sabores ficam presentes no molho! :) 
É perfeito pra um jantar de inverno!


Ingredientes:

1 cebola branca cortada em meia lua
azeite de oliva
1 lata de tomate pelado
1 colher de sopa de açúcar
pimenta preta
sal
1 colher de chá de canela em pó
100g de moranga cozida cortada em cubinhos
400g de rigatoni ou qualquer outra massa curta
queijo parmesão ralado na hora


Modo de preparo:

Refogar a cebola com azeite de oliva. Juntar a lata de tomate, o açúcar, a canela em pó e temperar com sal e pimenta. Enquanto o molho cozinha, em uma panela com bastante água fervente colocar a massa. Juntar ao molho as abóboras já cozidas. Retirar a massa da água e terminar o cozimento dentro do molho. Servir com o queijo parmesão ralado na hora.

sábado, 17 de agosto de 2013

Peixe à Minha Garopaba



O molho temperado com cominho, tradicional do litoral catarinense, inspira um peixe muito saboroso e empanado de uma maneira diferente.

Ingredientes Molho:

1 cebola média em tiras
1 colher de café de cominho
2 tomates sem semente em cubos
1 colher de sopa de óleo de canola ou girassol

Ingredientes Farofa:

50g de manteiga com sal
150g de farinha de mandioca
Sal

Ingredientes Peixe:

200g de filé de peixe por pessoa
Sal à gosto
Farinha de trigo
Claras suficientes para banhar o peixe
1 embalagem de coco ralado não adoçado

Modo de preparo molho:

Em uma panelinha, fritar o cominho no óleo quente por alguns segundos até que se desprenda o aroma. Acrescentar a cebola e refogar até que fique transparente. Adicionar o tomate e refogar até que se desmanche. Temperar com sal e reservar.

Modo de preparo farofa:

Em uma frigideira, derreter a manteiga e adicionar a farinha de mandioca. Para que não queime, é necessário mexer sempre, até que fique dourada. Temperar com sal e reservar.

Modo de preparo peixe:

Temperar os filés com sal. Empanar na seguinte ordem: farinha de trigo, clara de ovo e coco ralado. Fritar em uma frigideira com um dedo de altura de óleo, por um minuto de cada lado. Cuidado na hora de virar, pois a carne de peixe é delicada e pode se quebrar. Retirar o file do óleo e deixar descansar um pouco em papel toalha, para que não fique com excesso de óleo.


Montagem: > Dispor o filé de peixe em um prato e cobrir com o molho. Servir acompanhado da farofa.

Merengues


Merengue é sempre uma delícia, mas sabia que existem três tipos? Francês, suíço e italiano. Aprenda em menos de 2 minutos a diferença e como fazer todos eles.


MERENGUE FRANCÊS (método frio)

Para cada clara, duas colheres de açúcar. Bater as claras até virar neve e depois adicionar o açúcar aos poucos. Se quiser fazer suspiros, levar imediatamente ao forno baixo, sobre papel-manteiga, por aproximadamente 25 minutos.

MERENGUE SUÍÇO (método morno)

Levar ao banho-maria as claras com duas colheres de açúcar por clara, mexendo sempre até chegar em ponto de mamadeira: quentinho, mas sem queimar o dedo. Levar para batedeira e bater até que fique em temperatura ambiente. Ideal para acompanhar gelatina, mas é principalmente usado para decorações.

MERENGUE ITALIANO (método quente)


Levar ao fogo 4 colheres de açúcar e 2 colheres de água para cada clara utilizada. Fazer uma calda em ponto de bala mole, ou seja, quando pingada em um copo com água, o pingo vai ao fundo. Bater as claras em neve e depois ir adicionando a calda aos poucos. Ideal para mousses e decorações.

Hamburger e Ketchup Caseiro


As noites da Louisiana de True Blood inspiram um hamburger e um ketchup caseiro, dignos do Merlotte’s.

Rende 4 porções:
Ingredientes Hamburger

400 gramas de carne moída
1 cebola picada
1 ovo
50 gramas de farelo de pão
sal a gosto
pimenta a gosto
2 fatias por pessoa de queijo cheddar

Ingredientes Ketchup Caseiro:

1/2 cebola picada
500 gramas de polpa de tomate
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de vinagre de maça
sal a gosto
pimenta a gosto
pimenta da jamaica a gosto

Modo de preparo Hamburger:

Misturar todos os ingredientes em uma tigela, menos o cheddar, até que a mistura não grude mais nas mãos. Em uma frigideira bem quente, grelhar os hamburgers. Ao virar para grelhar o outro lado, dispor as fatias de queijo e tampar a frigideira. Tampar por 1 minuto, ou até que o queijo derreta.

Modo de preparo Kecthup:

Refogar em uma panela a cebola em um fio de azeite de oliva. Juntar a polpa de tomate, o açúcar e o vinagre. Temperar com o sal e as pimentas. Cozinhar por aproximadamente 20 minutos, em fogo baixo.


Montagem:

Tostar o pão ligeiramente na frigideira. Colocar no pão o ketchup, cebola picada, picles e alface americana. Colocar o hamburguer e servir.

Maminha com Ervas + Farofa de Cenoura


Uma peça de carne preparada na panela com ervas e acompanhada de farofa de cenoura é a combinação perfeita para o almoço de domingo.
A maminha também pode ser encontrada com os nomes: ponta de alcatra, rabo da alcatra ou colita del cuadril.


Ingredientes maminha:
(para 4 pessoas)

1 maminha com 1kg aprox
50g de manteiga
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de alecrim fresco
2 colheres de sopa de tomilho fresco
2 colheres de sopa de manjerona fresca
1 colher de chá de sal
Pimenta preta
1 long neck de cerveja

Ingredientes farofa:

1 cenoura ralada
50g de manteiga
1 xícara de farinha de mandioca
sal e pimenta preta

Modo de preparo maminha:

Tirar os brotos do alho e cortar ao meio. Fazer furinhos na maminha para colocar os alhos cortas dentro da carne. Picar o alecrim, tomilho, manjerona com uma colher de sal e pimenta do reino. Levar a frigideira as ervas picadas com 50 g de manteiga, deixar saborizar em fogo baixo.Espalhar essa manteiga de ervas por toda a carne e deixar marinando durante 20 minutos. Em uma panela de fundo grosso, bem quente, selar a carne de todos os lados. Derramar meia garrafa de cerveja e deixar a panela meio tampada em fogo médio durante 30 minutos. Conforme o liquido for secando, regar com o resto da cerveja.


Modo de preparo farofa:

Refogar 1 cenoura ralada em 50 g de manteiga, por 2 minutos. Acrescentar a farinha de mandioca, mexer durante 5 minutos ou até ficar bem dourada.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Frango ao Curry


O chef Eriones (meu pai) relembra o tempo em que ainda nem era cozinheiro profissional, mas já preparava deliciosas receitas para receber os amigos em casa. O Frango ao Curry é uma ótima opção para grandes grupos, pela praticidade e poucos ingredientes.
O curry é uma mistura de temperos que foi descoberta na Índia, na época da colonização inglesa. A coloração amarela e o aroma excepcional são fruto da associação de várias ervas aromáticas e temperos como: pimenta, coentro, cominho, gengibre, cardamomo, canela, noz-moscada e curcuma.

Ingredientes:
(serve de 4 a 6 pessoas)

2 peitos de frango inteiros, sem pele e sem osso
2 colheres de sopa de curry em pó
½ colher de chá de sal
Suco de 1 limão
1 pimenta dedo-de-moça
1 cebola grande
3 colheres de sopa de óleo de girassol
400 ml de leite de coco
¾ xícara de castanhas de caju
½ maço de coentro fresco


Modo de preparo:

Misturar o curry em pó, sal e suco de limão até formar uma pasta. Deixar o frango, cortado em cubos, marinar nessa mistura por, pelo menos, 15 minutos. Picar a pimenta dedo de moça, com sementes – se preferir pratos mais apimentados – ou sem sementes – se preferir um sabor mais suave. Cortar a cebola em fatias grossas.
Em um wok ou panela bem quente, adicionar o óleo e refogar a cebola com a pimenta por 5 minutos. Adicionar o frango e refogar por mais 8 minutos, mexendo de vez em quando. Adicionar o leite de coco e deixar cozinhar por mais 10 minutos. Antes de servir, adicionar castanhas de caju picadas e coentro fresco. Servir acompanhado do arroz basmati ou de jasmim

Espetinhos de Salmão com Bergamota + Clericot Cítrico


Receber os amigos em casa pode ser descomplicado. Aprenda um petisco e um drink deliciosos que podem ser preparados em menos de uma hora.

Ingredientes espetinho de salmão:

400g de salmão fresco
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Ingredientes molho de tangerina:

1 ½ xíc de suco de tangerina coado
1 dente de alho ralado
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de amido de milho

Ingredientes clericot cítrico:

2 laranjas de umbigo
1 limão siciliano
1 limão verde
2 doses de cointreau (opcional)
¾ xíc de açúcar refinado
1 garrafa de vinho branco seco
½ litro de água com gás

Modo de preparo espetinhos de salmão:

Cortar o salmão em cubos. Temperar com sal, pimenta e colocar dois cubos cubos em cada espetinho. Em uma frigideira bem quente com um fio de azeite de oliva, grelhar os espetinhos por 1 minuto de cada lado.

Modo de preparo molho de tangerina:

Refogar por vinte segundos o alho na manteiga e acrescentar 1 xícara do suco de bergamota, sal e pimenta. Deixar esquentar e misturar o amido de milho com o restante do suco e mexer até engrossar.


Modo de preparo clericot cítrico

Lavara bem as frutas e cortar em rodelas. Colocar em uma jarra com gelo e misturar o açúcar e o cointreau. Adicionar o vinho branco e a água com gás. Servir.

Crumble Tropical


O Crumble é uma sobremesa de origem britânica e seu sabor mais comum é maçã e canela. Aqui, ele vem em uma versão desconstruída e com ingredientes bem tropicais: manga, maracujá e gengibre. Acompanhado de sorvete de coco, é uma deliciosa mistura de diferentes texturas, temperaturas e sabores.

Ingredientes crumble:
(serve de 4 a 6 pessoas)

1 xíc de farinha de trigo
¾ xícara de açúcar demerara
100g de manteiga sem sal gelada, em cubos
papel manteiga

Ingredientes frutas:

1 manga tommy em cubos médio
1 maracujás azedos
pedaço de 2cm de gengibre ralado
½ xíc de açúcar demerara
100ml de água
1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo crumble:

Misturar a farinha, 3\4 de xícara de açucar e 100g gramas de manteiga em um prato fundo. Misturar com os dedos até formar uma farofa com gruminhos. Colocar em uma forma com papel manteiga e levar ao forno pré-aquecido médio durante 20 minutos. Quando estiver dourado, retirar do forno e deixar esfrias por 5 minutos.

Modo de preparo frutas:

Misturar a manga cortada em cubos, a poupa de um maracujá e o gegibre ralado em uma frigideira. Juntar 1\2 xícara de açucar, 100 ml de água e 1 colher de manteiga. Deixar cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando ficar uma calda grossa e a manga cozida, desligar o fogo.


Montagem:

Em um prato dispor um pouco e crumble para não deixar o sorvete escorregar, uma bola de sorvete de coco, as frutas em calda e completar com mais crumble por cima.

Delícia de Kiwi, Chantilly e Suspiros


Uma sobremesa perfeita para deixar as tardes de chuva da primavera muito mais gostosas.

Ingredientes kiwi:

6 kiwis maduros
Suco de 1 limão
3 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes chantilly:

200ml de creme de leite fresco ou nata
3 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes suspiro:

2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de preparo kiwis:

Descascar os kiwis e cortá-los em cubos pequenos. Colocar em uma tigela e adicionar o suco de 1 limão e o açúcar. Misturar bem e reservar.

Modo de preparo chantilly:

Bater com o fouet até que chegue na textura de chantilly. Cuidado para não bater demais, porque pode virar manteiga.

Modo de preparo suspiro:

Bater as claras em neve na batedeira, adicionar o açúcar e seguir batendo até virar um merengue firme. Com a ajuda de duas colheres, formatar os suspiros sobre uma forma forrada com papel-manteiga. Levar ao fogo baixíssimo até que fiquem dourados, cerca de 25 minutos. Se não quiser fazer os suspiros, eles podem ser comprados prontos.


Montagem:

Em uma taça de vinho ou martini, alternar camadas da mistura de kiwi, chantilly e suspiros quebradinhos com as mãos.

Creme de Abobrinha e Funcho


Na minha opinião, as músicas do Toro y Moi se parecem com um sonho gostoso e a suavidade desse creme de abobrinha e funcho casa perfeitamente com essa sensação.


Ingredientes:
(para 2 pessoas)

1 bulbo de funcho
1 abobrinha
1 cebola
2 colheres de sopa de manteiga
500ml de caldo de vegetais
sal
pimenta preta
pimenta da jamaica
suco de meio limão
50g de amêndoas laminadas

Modo de preparo:

Reservar as folhas do funcho e cortar o bulbo em cubos. Cortar a abobrinha e a cebola também em cubos. Refogar a cebola rapidamente na manteiga e depois adicionar a abobrinha e o funcho, refogando por mais 3 minutos. Adicionar 500ml de caldo de vegetais (se não tiver, pode ser água) e deixar cozinhar por 15 minutos em panela semi tampada, até que o funcho fique macio. Triturar tudo no liquidificador ou mixer. De volta na panela, temperar com sal, pimenta preta, pimenta da jamaica e limão. Separadamente, torrar as amêndoas em uma frigideira por 5 minutos em fogo médio.


Montagem:

Servir o creme em um tigela e decorar com as amêndoas por cima.

Coxinhas de Frango Crocantes



O tema de hoje, é um personagem amado por todos: Forrest Gump. Ele nasceu no Alabama e, inspirado pela infância dele, eu irei ensinar um prato emblemático norte americano: coxas de frango crocantes.
Só que em vez de fritar, eu faço no forno, empanadas em flocos de milho e ainda super temperadas com uma mistura conhecida como Cajun Spice Mix.

Ingredientes:

6 coxas de frango
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de alho em pó
2 1/2 colheres (chá) de páprica
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de pimenta caiena
100g de flocos de milho
2 ovos


Modo de preparo:

Tirar a pele das coxas, para que o tempero possa penetrar mais a carne. Misturar o sal, o alho, a páprica, o orégano e a pimenta e reservar duas colheres desse tempero. Com o restante, temperar as coxas esfregando bem e deixar marinando por no mínimo uma hora. Colocar os flocos de milho em um saco plástico resistente e quebrá-los com um rolo de massa. Quanto menor ficarem os pedacinhos, melhor. Adicionar as duas colheres reservadas do tempero nos flocos de milho e misturar bem, dispondo em um prato raso. Em um prato fundo, bater os dois ovos. Banhar as coxas nos ovos, depois passar pelos flocos de milho e dispor em uma forma. Levar ao forno pré aquecido em potência média por cerca de quarenta e cinco minutos.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ARROZ COM PEQUI



Ingredientes
90 ml de óleo de pequi ou canola
200 g de cebola picada
5 dentes de alho
1 colher (sopa rasa) de cúrcuma em pó (açafrão da terra)
500 g de tomate sem semente picado
250 g de polpa (carne) de pequi
650 g de arroz tipo agulinha
500 ml de caldo de legumes (1 tablete dissolvido em 500 ml de água)

Sal a gosto
1 maço de cheiro verde picado 


Modo de Preparo
1º - Numa panela em fogo médio de preferência de barro, aquecer o óleo de pequi ou de canola e refogar a cebola e o alho até obter um leve dourado.
2º - Junte a cúrcuma( açafrão da terra), o tomate picado e a carne de pequi. Misture bem e em seguida acrescente o arroz, refogue por uns 3 minutos mexendo sempre e coloque o caldo de legumes quente até cobrir o arroz e tempere com sal a gosto.
3º - Abaixe o fogo depois de ferver e cozinhe tampado até o arroz ficar cozido +/-25 minutos, se necessário pingue um pouco mais de caldo de legumes. Sirva polvilhando cheiro verde picado a gosto.


RENDIMENTO: 8 porções 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Frango ao Vapor de Vinho Branco



Continuando no tema da semana: Divas na cozinha, esta receita é da diva Elizabeth Taylor, que adorava comer e cozinhar. Eu fiz algumas modificações na receita original de Frango ao Vapor de Vinho Branco, trocando, por exemplo, o frango inteiro usado por Liz Taylor para bifinhos de peito.

RECEITA DE FRANGO AO VAPOR DE VINHO BRANCO
Ingredientes:

1/2 peito de frango
1/4 de cebola
1 dente de alho
1/3 xíc de vinho branco
1 folha de louro
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de salsinha picada
farinha de trigo
sal
pimenta

Modo de preparo:

Cortar o peito de frango horizontalmente, dividindo em duas partes. Temperar com sal e pimenta e reservar. Cortar cebola e alho em brunoise. Passar os pedaços de frango na farinha e retirar o excesso. Selar o frango em azeite de oliva por 1m30 de cada lado. Ao virar o frango, adicionar a cebola em um canto da frigideira e refogar por 1 minuto. Acrescentar o alho e refogar por mais 30 segundos. Adicionar o vinho branco e a folha de louro e tampar a frigideira com uma tampa que cubra bem as laterais. Depois de 4 minutos, desligar o fogo e adicionar a manteiga e a salsinha picada. Servir com arroz integral e outros grãos.

domingo, 4 de agosto de 2013

Verrine de Salmão com Tzatzik


Para começar o novo tema da semana: Divas na Cozinha, uma entrada inspirada na maior soprano de todos os tempos, Maria Callas.
Ela adorava cozinhar e era fã da culinária francesa, por isso eu resolvi ensinar uma verrine, nome dado a qualquer prato servido em taças ou copinhos. Esta é de salmão com tzatziki, um molho de origem grega, assim como Callas.




Como aperitivo: serve 4 pessoas
Como entrada: serve 2 pessoas

Ingredientes:

200g de salmão
sal
pimenta
180g de iogurte natural
1 pepino caipira
1 dente de alho
1 colher (sopa) de suco de limão
Hortelã fresca

Preparo do salmão:

Tempere o salmão com sal e pimenta, cubra a forma com papel alumínio e asse por 20 minutos, com o forno na potência média. Quando estiver pronto, coloque na geladeira para esfriar. Depois de frio, desfie com as mãos ou com dois garfos.

Preparo do molho Tzatziki:

Coloque o iogurte natural em um filtro de café, para drenar o soro e deixar com textura de iogurte grego. Deixe drenando na geladeira, por 15 a 20 minutos.
Descasque o pepino e faça fitas dele com o próprio descascador. Em vez de fazer fitas, também pode ser ralado grosso. Quando chegar na parte das sementes do pepino, descarte. Coloque as fitas com sal em uma peneira para drenar também por 15 a 20 minutos.Tire o broto e amasse um dente de alho com sal. Adicione o suco de limão e reserve.
Com o iogurte e o pepino drenados, misture os dois e acrescente o tempero de alho, sal e limão. Está pronto o tzatziki.


Montagem:

Em uma tacinha ou em um copo baixo, coloque o salmão desfiado por baixo, o molho tzatziki em cima e decore com uma folhinha de hortelã.

sábado, 3 de agosto de 2013

Yakisoba

Atendendo ao pedido, receita do MELHOR Yakisoba que já comi na vida: o do meu amigo Lúcio. Nem é “puxa-saquisse” gratuita não, mas é que o molho tradicional do Yakisoba é bastante adocicado e eu acho que não ressalta os sabores dos vegetais do prato.  Além do mais, já comi MUITO Yakisoba por aí cujo molho era, basicamente, um montão de Shoyu… Aí ficava salgado demais e, bem, mais uma vez mascarava o sabor ao invés de complementar ou ressaltar, né? Esse, na minha humilde opinião, é excelente. Aliás, não só na minha. Esse Yakisoba faz tanto sucesso que as pessoas pedem que façamos festas/encontros/reuniões servindo esse prato… É mole ou vocês querem mais? Ah, querem mais? Então peguem a receita!

Ingredientes para o molho: 



250 ml de Shoyu
2 colheres (sopa) de Catchup
2 colheres (s0pa) de Molho Inglês
2 colheres (sopa) de Óleo de Gergelim Torrado
2 colheres (sopa) de Saquê culinário do tipo Kirin
1 envelope de Hondashi

Ingredientes para o prato:


1 kg de peito de frango cortado em cubos (previamente temperado com gengibre à gosto)
1/2 cabeça de repolho picada
2 cenouras grandes raladas
1 cabeça de brócoli picada
1 cabeça de couve-flor picada
2 cebolas grandes picadas
1 maço de cebolinha picado
2 pacotes de massa para Yakisoba al dente
*Essa quantidade de ingredientes rende uma porção que serve até seis pessoas!

Modo de Preparo:

Aqueça óleo vegetal (soja, canola, milho, girassol, etc) em uma panela do tipo “wok” ou outra de grande dimensão e frite o frango. Comece acrescentando os vegetais que demoram mais a atingir o ponto de cozimento que DEVE SER AL DENTE! No caso, começamos com brócolis e couve-flor. Mexa sempre que acrescentar um novo ingrediente. Em seguida, cenouras, cebolas e repolho.


Acrescente a cebolinha, a massa e regue com o molho (que é, basicamente, a mistura dos ingredientes supracitados). A essa altura, os ingredientes que precisavam de mais tempo de cozimento já estão no ponto certo. Misture tudo bem, de maneira que o molho regue todos os ingredientes. Daí, então, é só servir quentinho!